Qsynth / Fluid Synth

Opa galera beleza? Bom, o assunto hoje é o poderoso sfplayer Qsynth. Caso você não esteja muito familiarizado, um sfplayer roda soundfonts, então é lógico que para rodar sf2 no linux você irá usá-lo. Li em fontes não muito confiáveis que o Qsynth é a interface gráfica do Fluid Synth, ou seja, que os dois são a mesma coisa. Mas não posso dar certeza disto. Eita confusão. Mas então, pela internet podemos encontrar muitos sf2 gratuitos, uns maravilhosos e outros terríveis. Garimpar bons timbres na internet sempre é um porre. Mas isso é outro papo.

Para rodar o Qsynth devemos primeiro abrir ninguém mais ninguém menos que ele O JACK, logo em seguida abrimos o Qsynth e conectamos nossa entrada MIDI nele (via menu conect do jack, aba ALSA), conforme figura abaixo:


Agora no Qsynth clique SETUP e na aba Soundfont carregue os arquivos que você irá usar.



Se o seu controlador, não for bem um controlador e for como meu teclado MIDI você deverá ainda escolher o canal de entrada que vai reproduzir os sons aqui dá no 16. Clica em CHANNELS e carregue o soundfont no canal desejado (talvez depois dessa você tenha que reconectar o Qsynth a sua placa MIDI no JACK)


Prontinho, agora é só fazer seu som numa boa...

DICA IMPORTANTÍSSIMA

Ontem conversando com meu amigo Renato da banda R7Rock chegamos a conclusão de que o Qsynth desafina completamente as sf2 caso esteja mal configurado. Então vamos configurá-lo, rapidamente, para isto basta deixar o Qsynth com as mesmas configurações do Jack, veja aí em baixo:



Isto mesmo, SETUP e em seguida na aba AUDIO você copia a configuração do JACK (setup aba setings). Simples ?

Espero ter ajudado

Valeu

PS. vou verificar essa do Qsynth e o Fluid Synth serem o mesmo cara... hehehe

0 comentários:

Postar um comentário

Studio Linux BR?

Olá galera!
Eu sou o Ninja, e este é um blog relacionado a gravação e edição de audio usando programas opensource e freeware em plataforma Linux. Espero que curtam! Não deixem de conhecer meu trabalho musical no site www.ninjamusic.com.br