GUITARIX - Amplificador virtual pra som pesado!!


Olá amigos! Depois de algum tempo sem comparecer volto com mais uma ferramenta para guitarristas de som pesado. O programa Guitarix!! Ele nada mais é que um simples Amplificador de Guitarras para Rock do linux, que se utiliza do Jack (Jack Audio Connektion Kit) com uma entrada e duas saídas. Concebidos com o GTK e Faust com este programa simples podemos obter excelentes distorções para thrash / metal / rock / punk entre outros estilos de peso. Mais que uma alternativa para Rakarrack , o Guitarix é tão porrada quanto softs proprietários como os vsts JCM900 e até o Revalver. Nos primeiros testes pude perceber todo o potencial deste aplicativo e o quanto ele pode crescer ainda em futuras versões.



Guitarix possui controles de graves, agudos, ganho, compressor, pré-amplificador, balance,
dois tipos de distorções, freeverb (simulando um reverb de molas), Wah e ressonância. Um fixo ressonador será usado quando distorção está desativado. Para mais 'pressão' no som você
pode usar o feedback e feedforward deslizantes. Existe ainda um controle simples de “echo”, um afinador d alta precisão embutido e um simulador de preamp, incluindo um simulador de válvulas. Enfim, tudo o que um guitarrista de rock necessita para um bom trabalho.

E mais!!! hehehe
O Guitarix lê impulses!! Isso mesmo que você leu, ele possui um sistema interno para ler impulses o que aumenta ainda mais suas possibilidades. Não sei se ele roda todos os tipos de impulses por que ainda não testei, mas os jconv-reverbs (disponíveis aqui) rodam numa boa!!

Baixem instalem e divirtam-se.
http://sourceforge.net/projects/guitarix/

PS: Caso alguma alma caridosa tenha coragem de testar outros impulses e de alguma maneira comprovar o funcionamento me avise por favor via comentários!!!

4 comentários:

sons das acores 15 de junho de 2009 às 18:20  

é massa o guitarix, pena que n tem versao ladspa, so da pra usar standalone. o forte dele é o minimo de chiado e é bem pratico, bom pra quem gosta de ficar passeando pelos efeitos. pra mim é pau a pau com rackarack

NinjaMusic 16 de junho de 2009 às 15:02  

Cara, na verdade achei a proposta do Guitarix mais rock, que a do Rackarrack, tipo cada um é bom em um conjunto específico de características o que transforma eles em excelentes simuladores, para funções específicas. Obrigado pelo comentário, e fique a vontade para fazer parte da nossa comunidade no orkut.

Moacir 4 de outubro de 2009 às 08:39  

Interesante...bacana, até agora eu conhecia apenas o Creox, nem sei se este ainda é desenvolvido ou se esta parado.

Mas o que seria "IMPULSES"?

NKStudio 15 de novembro de 2011 às 10:28  

Simplesmente... MARAVILHOSO! Já o usávamos desde o Ubuntu Maverick (10.04), mas sua funcionalidade e timbres estão muito melhores agora. Só tem um porém: nas primeiras versões ele continha uma chave A/B (canal limpo e saturado), que nesta ainda não consigo visualizar (acho que foi retirado). Se isto realmente aconteceu, é uma perda significativa, pois só temos os sons saturados. Por acaso, alguém aqui tem como confirmar ou corrigir essa informação?? Obrigado!

Postar um comentário

Studio Linux BR?

Olá galera!
Eu sou o Ninja, e este é um blog relacionado a gravação e edição de audio usando programas opensource e freeware em plataforma Linux. Espero que curtam! Não deixem de conhecer meu trabalho musical no site www.ninjamusic.com.br