Distorções para guitarra no JACK Rack

E ae gente... Layout novo... hehehe. Bom, muitas distros linux indicadas para audio vem com uma poderosa ferramenta, para suas apresentações ao vivo até pra gravações, essa ferramenta é o JACK RACK. Se não vem instalado deve ter nos repositórios de sua distribuição. Bom, aqui eu uso o ubuntu studio 8.4 e nele esta ferramenta vem como padrão. O JACK Rack nada mais é que um "host" que roda LADSPA's. Sua aplicação pode ser muito ampla, mas hoje vou me ater apenas a como fazer uma boa distorção para sua guitarra. Muita gente com quem falo virtualmente diz que não pode usar Linux por não ter um simulador de amp de guitarra descente, e por isso usam guitar rigs, amplitubes e afins. Pois bem, hoje vou mostrar que não só temos simuladores com a mesma qualidade, como também no linux temos liberdade total para criar efeitos únicos. Vamos lá:


PRÉ ENTENDIMENTO

Vamos começar sabendo como funciona um set de guitarristas real. A guitarra é ligada aos efeitos, que passam por um pré amplificador, e em seguida pelo amplificador própriamente dito, e culmina nos alto falantes. No nosso caso virtual no linux não é nenhum pouco diferente.
Esta ordem seria a "receita" de uma guitarra que soe legal com distorções e efeitos.

JACK Rack

Suponhando que você queria gravar sua guitarra distorcida em uma música, o primeiro passo é abrir o JACK, em seguida o JACK Rack e depois o ARDOUR. Então é só conectar:

Placa de captura (system) > in do JACK Rack
outs do JACK Rack > in da faixa em que você vai gravar no ARDOUR
outs do JACK Rack > nos playbacks de sua placa (system)

Feitas essas ligações no conect do seu jack podemos montar o nosso Set para guitarra.

EFEITOS

Agora no JACK Rack você clica em "Adicionar" e escolhe os efeitos que quiser. Em nosso exemplo vou colocar como efeitos um noise gate (que corta os ruidos da guitarra enquanto ela não é tocada) e um fast overdrive (distorção rápida e leve). Então primeiro:
[Adiconar>Amplitude> Dynamics> Gate]
e em seguida
[Adiconar>Amplitude>Distortions>FastOverdrive].
Pronto, já temos nossos efeitos.

SET DO AMPLIFICADOR

Lembre-se da "regra" pré>amplificador>falantes é isso que vamos fazer agora.

Bom, a imagem acima mostra direitinho o que estou usando no exemplo. Todos os simuladores sairam do submenu SIMULATORS. Ali estão Pré amplificador (C*PREAMP TUBE EMULATOR) os controles de tonalidade presentes em qualquer combo de guitarra (C* TONE STACK), o amplificador própriamente dito (C*AMP III) e os alto falantes (C*CABINET II) . Note que você pode simular diferentes tipos de amps e falantes (no menu MODEL) que interferem diretamente no tipo de som produzido. Teste todos, brinque com as "regulagens " e sinta todo o potencial dos simuladores LADSPA.

PROCESSAMENTOS POSTERIORES??

Sim, você pode usar ainda depois do alto-falante efeitos (como reverbs por exemplo) e processamentos (equalizadores) e dar uma colorida maior ao seu som, tornando o timbre da sua guitarra único. Experimente...

Espero ter ajudado, até a próxima pessoal...
Não deixem de entrar na comunidade do blog no orkut, o link tá aí do lado no leia também...

Ps. Para ver imagens grandes é só clicar nela...

0 comentários:

Postar um comentário

Studio Linux BR?

Olá galera!
Eu sou o Ninja, e este é um blog relacionado a gravação e edição de audio usando programas opensource e freeware em plataforma Linux. Espero que curtam! Não deixem de conhecer meu trabalho musical no site www.ninjamusic.com.br