Meus LADSPA's favoritos

Olá galera, a primeira postagem dos é sempre meia perdida ?
Aqui não será muito diferente. Bem, hoje quero falar pra vocês dos meus plugins LADSPA's preferidos. Estou usando o ubuntu studio 8.4, mas qualquer distro destinada a áudio que se preze vem com eles "embutidos". Pois bem, o número de LADSPA's existentes é um exagero, são mais de 300 oficiais, isso faz que tenhamos muitíssimas opções ao trabalhar áudio com Linux, e por outro lado gera um pouco de confusão. Hoje vou falar dos mais úteis pra mim e espero que possa ajudar vocês a escolherem os seus mais úteis. Vamos nessa:

EQUALIZADORES

São importantes, por que podem variar individualmente o ganho de diversas frequências

Multiband EQ (por Steve Harris)
Este é bem profissional. Um equalizador de 15 bandas (50 Hz - 20 kHz). Cada banda pode ser aumentada para 30 dB e diminuiu para -70 dB.


TAP Equalizer -BW (por Tom Szilagyi)
Talvez o mais versátil EQ pra linux. Tem 8 bandas de frequência flutuante
. Isso significa que você pode selecionar a frequência que pretende aumentar / diminuir e, em seguida, alterar o ganho. A banda (normalmente referido como Q) determina quanto as frequências ao redor da escolhida são afetadas ou seja, largura da banda.


REVERBS

A "veracidade" do som gravado pode ser associado a uma boa "sala" e sua reverberação. Caso você não saiba o reverb simula quartos, salas, estúdios, reflexões sonoras e ecos, e usado na medida certa pode ser um grande aliado na sua produção.

Plate Reverb (por Steve Harris)
Neste plugin o "Damping" determina quanto de suas freqüências mais altas são incluídos na reverberação, e o "Reverb Time" indica o tempo de ação. Com poucos ajustes podemos chegar a bons resultados. Ele é ideal para trabalhos rápidos e simples.

TAP Reverberator (por Tom Szilagyi)
Este é bem mais sofisticado
. Nele você pode inclusive definir o tipo de reverberação. O padrão Afterburn não soa legal na maioria das vezes. o lance é usar Hall, Plate, ou até Room dependendo da aplicação.


COMPRESSOR

Em resumo os compressores dão ganho quando o volume está baixo ou tira ganho quando o volume está alto, deixando a gravação em um padrão sonoro (pelo menos teoricamente).

SC4 e SC4 mono
São imbátiveis SC4 para faixas stereo e SC4 mono para faixas mono (uhauahuahua capaz ?) Tem tudo o que um compressor profissional precisa, bem como o fantástico Gain Reduction que mostra quando o compressor está atuando e quanto está sendo comprimido. Os faders podem parecer complicados se você nunca tiver usado um compressor. Sugiro que pesquise para que serve cada um deles, afinal usam nomes e funcionalidades padrão.

Isso aí, espero que estas dicas possam ser úteis para alguém.

Valeu

PS. Provávelmente o Steve Harris que criou alguns dos plugins mencionados acima não toque no Iron Maiden.

0 comentários:

Postar um comentário

Studio Linux BR?

Olá galera!
Eu sou o Ninja, e este é um blog relacionado a gravação e edição de audio usando programas opensource e freeware em plataforma Linux. Espero que curtam! Não deixem de conhecer meu trabalho musical no site www.ninjamusic.com.br