Mixar no Linux - Prólogo

Vou iniciar a partir de agora uma nova série aqui no blog! Sabe, logo que comecei a mixar meus trabalhos apanhava pra caralho. Eram baixistas pedindo mais “chão”, vocalistas dizendo que precisava de “brilho” na voz, guitarristas dizendo que a guitarra tava muito baixa, bateristas querendo um som penetrante, mesmo usando pratos rachados e peles velhas em baterias desafinadas. Bom, eu nunca fui de desistir e naquela época a mais de dez anos atrás, fui atrás de respostas na poderosa internet. É verdade, naquela época não havia orkut, e o icq era a melhor forma de se comunicar, e discutir assuntos especiais? Sim, via grupos de mail e foi neles que me escrevi. Foram muitos os grupos em que eu participava mas, o que mais me ensinou a trabalhar meus sons foi o Audiolist, do fantástico Edu Silva!
Desde já devo dizer que descobri que podia melhorar muitas coisas no meu som, e que outras eram impossíveis sem instrumentos e equipamentos descentes. O fato é que tudo o que aprendi naquela época ainda me é útil hoje. Bem, vou mostrar pra vocês apartir hoje, um dos meus “segredos” de mixagens para que meus trabalhos sempre fiquem com qualidade próxima ao dos profissionais...



Bem, vocês lembram do meu primeiro post né? Que falava dos ladspas favoritos? Pois bem, para mixar eu uso principalmente em cada trilha: um compressor, um filtro e um equalizador. Os compressores são sempre parecidos no linux, por isso escolha o que você achar mais confortável, sugiro o SC4 caso você já tenha familiaridade com eles, mas caso você nunca tenha usado compressores sugiro o Dyson. O filtro que iremos usar normalmente é o High Pass Filter, ele tem apenas o controle de cortes, é bem simples, e por isso prefiro ele. Já a equalização será feita com o poderoso TAP Equalizer/BW!! Este plugin é um Equalizador de oito bandas, com banda ajustável de centro freqüências. Isto permite que você faça todos os ajustes tonais para adicionar aquela coloração profissional a cada instrumento, e chegar a um resultado excelente.


Agora algumas dicas sobre o EQ/BW: Você só gasta em termos de uso da CPU, para as bandas que você realmente esteja utilizando, é recomendável que você defina os ganhos das bandas desnecessários exatamente a 0 dB (você pode fazer isso no Ardour rapidamente usando shift + clique sobre o fader), bandas com 0 dB serão ignorados, economizando processador. Então não deixe um ganho na banda -0,12 dB a menos que você realmente precisa que -0,12 dB nela, ok?

Outra coisa importante é que direcionarei as informações para ferramentas e programas do Linux, mas nada impede que você use os valores aqui mencionados em outros softs, de outros sistemas operacionais e até mesmo em equipamentos reais em seu estudio, afinal, freqüências sonoras são sempre freqüências sonoras, ou seja, universais em qualquer ambiente. A única dferença provávelmente será que o EQ/BW trata todas as frequencias em Hz, e os equipamentos mencionam acima de 1000Hz como 1K, mas isso são detalhes irrelevantes ao meu ver.

E mais outra coisa, não use essas dicas como receitas de bolos, minha idéia não é lançar um guia definitivo para suas produções, e sim um ponto de partida para suas mixagens. Lembre-se seu ouvido é seu melhor amigo!!

Valeu

PS: . Caso o EQ/BW não funcione direito em sua distro use algum outro equalizador paramétrico. Existe um de 4 bandas (4-band) que é muito bom também...

0 comentários:

Postar um comentário

Studio Linux BR?

Olá galera!
Eu sou o Ninja, e este é um blog relacionado a gravação e edição de audio usando programas opensource e freeware em plataforma Linux. Espero que curtam! Não deixem de conhecer meu trabalho musical no site www.ninjamusic.com.br