RAKARRACK - Uma pedaleira virtual fantástica

Galera, antes de escolher o Ubuntu Studio 8.04 como minha distro de trabalho com audio, andei muito, testei muitas, Musix, JAD, Artist X, Dyne Bolic etc... Acho que só não testei a 64Studio, mas enfim, testei também versões destas distros, e a única que foi instalar e rodar foi a 8.04 do Ubuntu Studio. Sim, ela tem um bugzinho no jack rack novo, e tive que voltar para a versão 1.4.4, mas esse foi o único problema que encontrei! Nas outras ficava mais tempo configurando do que com o instrumento na mão. Lógico que sendo músico, queria mais produzir do que configurar sistemas, então fiquei com a LTS mesmo (que é válida até 2011). Mas nessas andanças vi muitos softs legais open source e free. Ontem conversando com meu amigo Álvaro (bob) re-descobri o Rakarrack (que já havia visto meio por cima no Musix). Trata-se de uma pedaleira virtual de primeira para linux. Cara, fui re-testar a parada e fiquei fissuradão. No site oficial http://rakarrack.sourceforge.net/ tem umas demos pra vocês terem idéia do que é a qualidade deste soft. Eu sei o site é feio, mas os efeitos são bons, vai por mim...
Contém 17 efeitos: Linear Equalizer, Parametric Equalizer, Compressor, Distorsion, Overdrive, Echo, Chorus, Phaser, Flanger Reverb, WahWah, Alienwah, Harmonizer, NoiseGate, Musical Delay, Cabinet, AutoPan/Extra Stereo. Ainda integra um afinador e um conversor MIDI. Já vem com 80 presets muito bonse tem mais as definições concebidas pelo usuário podem ser armazenados em predefinições e estas presets podem ser usados para criar bancos de efeitos.

O legal é que ele inclui uns efeitos pra acústicos e tudo mais...
É um soft honesto e com visual clean pra caramba...
Pra instalar no ubuntu, baixei o tar no site oficial, descompactei e fui pro terminal:

sudo apt-get install build-essential jackd libfltk1.1-dev libasound2-dev
libxpm-dev libjack-dev aconnectgui

Pra instalar as dependências ae entrei pelo terminal na pasta onde descompactei o tar e rodei os clássicos de instalação pra qualquer programa no Ubuntu

./configure
make
sudo make install

Algumas dicas:

# ele trabalha na forma de rack, logo a ordem dos efeitos altera o resultado final, e é limitado a 10 efeitos simultâneos
# fuciona com conexões via jack, e para liberar o efeito deve-se acionar a tecla "FXon" no canto superior, pra ligar os efeiro a mesma coisao "ledzinho" tem estar ligado
# se o som ficar distorcido baixe o volume do OUT lá em cima no canto, sei que isso é óbvio, mas as vezes o cara demora pra notar o que está errado... :)

Sei que este soft não é novidade, mas ele é bem útil, e que dá pra chegar num resultado, profissional, isso dá mesmo!!!

PS. Não se deve julgar um livro pela capa, nem um software pelo seu site... huahahauhua

Leia mais!

Mais um Kit Extra para Hydrogen

Devido ao grande número de interessados na última postagem trago até vocês mais um kit brilhante!! O Analogue Drums BigMono!! A Analogue Drums tem samples muito realistas a preços bem justos, vale a pena você conferir. Mas hoje o que nos interessa é o BigMono que é totalmente free. Ele foi gravado com uma batera Ludwig, caixa Rodger Dynasonic (anos 50) e pratos Zildjain e Sabian é mole? Vamos nessa:

Passo 1: Baixar o kit para hydrogen, e ele está neste link aqui:
http://www.4shared.com/file/107701841/bef8792a/AnalogueDrumsBigMono.html

Passo 2: Mesmo esquema de sempre, importar o kit para dentro do Hydrogen. Caso você não saiba, deve ir no Gerenciador de kit, aba importar.

Passo 3: Após importar o kit feche o Hydrogen

Passo 4: Baixe os samples originais do BigMono neste link:
http://www.analoguedrums.com/free.php
(sim, você precisa cadastrar seu mail e receberá o código por ele, para ter acesso ao download)

Passo 5: Descompacte o arquivo e copie as wav para dentro da pasta AnalogueDrumsBigMono que deve estar em /home/nomedousuário/.hydrogen/data (sendo que nome do usuario é o nome de sua pasta pessoal, óbvio)

Agora é só carregar o kit e curtir a sonzeira!!!

PS: Leia com atenção a licença do BigMono, para mais detalhes deste poderoso drumkit acesse: http://www.analoguedrums.com/details-bm.php e podem comentar, que não dói nada...



Leia mais!

Kits (EXTRAS) para Hydrogen

E ae? Como tá o domingo...
Bem galera, o hydrogen possui kits fantásticos, como os Milo Drums, que são tão reais que chegam a fazer você ter a impressão de que um batera está tocando na sua frente. Para música pop o UltraAcousticKit é uma excelente pedida a nível profissional. Mas, caso você não curta nenhum dos kit "oficiais" do Hydrogen, eu tenho aqui três dicas que podem levar a soluções.

GSCW Drum Kit

Sebastian Moors (www.smoors.de) criou dois kits bem versáteis para Hydrogen. Este pacote
inclui as amostras e as informações. Tudo foi feito com permissões de Salvador Pelaez, o criador original do GSCW Drum Kit, e você pode baixar esses dois kit (com mais de 100mb cada) no link abaixo:

http://www.autodafe.net/gscw-drum-kit-for-hydrogen-drum-machine.html

NDK Free Drum Kit

NDK é uma empresa que vende samples fantásticos de bateria na internet, e eles recentemente disponibilizaram um kit free para quem se cadastrar no fórum deles. São sons muito honestos, e também muito profissionais, não deixe de vistar o site da NDK (www.naturaldrums.com), e quem sabe adquirir os produtos deles. Bem, vamos ao tutorial de como usar esse kit da NDK.

Passo 1: Abra um terminal e digite:
wget http://popez.org/~wolke/hydrogen/sound_library/NSKfree-for-h2-0-9-4.h2drumkit

Passo 2: Carregar o Kit no seu Hydrogen, para isso abra o programa e abra também o Gerenciador de kits. Na aba importar você acha o arquivo e clica nele, um aviso irá lhe dizer que a importação foi feita corretamente.

Passo3: Beleza feche o Hydrogen, entre no site da NDK (www.naturaldrum.com) e registre-se no fórum é gratuito e dá a permissão de baixar o NDK Free Kit

Passo 4: Agora é fácil, as instruções são as seguintes:
1. obter uma assinatura no Naturaldrum Forum Mebership
2. abrir um Terminal
3. Digite wget http://naturaldrum.com/members/demo/NDKFree.zip
4. unzip NDKFree.zip-d NDKFree
5. cp NDKFree / amostras / *. wav .hydrogen/data/NSKfree-for-h2-0-9-4 /
6. rm-rf NDKFree
7. cd .hydrogen/data/NSKfree-for-h2-0-9-4
6. sh norm-6db.sh

Prontinho, o NDK Free Drum Kit estará funcionando 100%. Basta agora abrir o Hydrogen e se divertir...

PettinHouse Yamaha 9000

Bem seguindo, a PettinHouse tem ótimos produtos a venda no seu site, e muitos kits de bateria totalmente free. Este tuto instala o kit Yamaha 9000 que é excelente, tanto quanto os outros produtos deles.

Passo1: baixe o kit para Hydrogen aqui:
http://www.4shared.com/file/107550286/bc2a6f4d/PettinHouseYamaha9000kit.html

Passo 2: Assim como o kit anterior este arquivo é apenas o mapa e não possui as amostras. Então você já sabe carregue o Kit no seu Hydrogen, para isso abra o programa e abra também o Gerenciador de kits. Na aba importar você acha o arquivo e clica nele, um aviso irá lhe dizer que a importação foi feita corretamente.

Passo 3: Baixe os samples originais deste kit:
http://www.pettinhouse.com/Yamaha_9000.zip

Passo 4: Descompacte os samples e copie-os para a pasta Pettinhouse Yamaha 9000 que deve estar em /home/nomedousuário/.hydrogen/data (sendo que nome do úsuario é o nome de sua pasta pessoal, óbvio)

Prontinho, abra o Hydrogen e divirta-se com seus novos kits...

PS: Leia com atenção as licenças dos samples para não ter problemas no futuro, e podem comentar aqui se quiserem.... hehehe


Leia mais!

Hydrogen, máquina de ritmos avançada (básico)

Opa....

Beleza?
Hehe
Galera, há algum tempo atrás, todo o estúdio tinha que ter uma batera montada e microfonada e preparada para gravação multipista pra ser completo. Hoje em dia isso continua sendo verdade, mas também temos a nossa disposição os softs simuladores de baterias. No Linux temos o mais versátil e completo que se tem notícia o HYDROGEN. Há quem diga que o BFD, Batery ou EZdrummer é mais completo, mas na verdade isto é um equívoco. Pois os três necessitam de outros programas para poder trabalhar, alguns deles inclusive, nem abrem por si só, só abrem dentro de um terceiro programa. Colocar efeitos? A maioria deles só aceita efeitos pelo host. Bem... O caso aqui nem é o confronto de opiniões e sim os fatos. Então vamos à eles! O Hydrogen é um editor de bateria eletrônica completo, trabalha com um sistema de paterns integrado. Os paterns são alternados em uma playlist. Possui uma mesa de mixagem virtual, onde cada timbre da bateria utiliza um canal. É possível equalizar cada timbre, aplicar efeitos e chegar a um resultado surpreendente. É muito difícil distinguir o resultado do Hydrogen de uma bateria acústica de verdade. Talvez, em alguns casos, seja até mesmo irrelevante discutir se é uma bateria eletrônicamente criada ou uma bateria acústica, pois as amostras utilizadas são de uma bateria acústica pré-gravada. O que o Hydrogen faz é organizar as amostras nos paterns e possibilitar a equalização pelo usuário, o que resulta em um acabamento indiscutivelmente perfeito. Há grupos de samples para cada resultado desejado, ou seja: se você deseja uma bateria jazz, há um conjunto específico de samples, assim como muitas outras. Formidável.
Bem vamos ao que interessa, ou seja o soft em si...
O Hydrogen tem uma interface muito enxuta e intuitiva, como a maioria dos softs pra Linux:

Gerenciador de Kits

Usando o comando "alt+D" você chama o "Gerenciador de kits de Bateria" (todos estão disponíveis no menu exibir) Agora você pode escolher o drumkit que mais se adapta ao seu trabalho, em seguida, clique em Carregar Drumkit. Se você não curtir os kits padrão , existem muitos outros pela net, os "oficiais" podem ser baixados em: Hydrogen-music.org Drumkits

Kit escolhido é hora de trabalhar um pouco com o programa, para se familiarizar com o software. Os componentes da interface são explicadas abaixo:

O Editor de Padrão

Nele que você escreve quando cada peça da bateria é tocada, e também a força empregada ao tocar.

Como você pode ver a partir da figura acima, o momento em que é um instrumento destinado a tocar, é representado por um ponto. A linha vertical abaixo de cada nota representa a força que seu baterista virtual emprega na execução daquela peça. Se você clicar e arrastar a linha para baixo, o volume de uma determinada nota diminuirá, e... pra cima hehehe, óbvio né?


Controle total, essa é a melhor característica do Hydrogen, a figura acima da esquerda para a direita: O padrão número e o nome, o tamanho define quanto tempo um padrão é, a resolução define quantas notas podem caber em que o tamanho padrão. A barra de gravação permite-lhe gravar o que você tocar em seu computador através do teclado ou uma entrada MIDI.

O Editor de Música propriamente dito

Aqui é onde você programa quando cada padrão irá tocar durante a canção. Como você pode notar abaixo, muitos padrões compõem uma música inteira e esses padrões podem ser repetidos e até sobrepostos. Você também pode alterar o padrão do nome pelo botão direito sobre seu nome e escolhendo Propriedades.


Mixer

O mixer permite que você altere o volume de cada peça do seu kit, mais que isso, permite a você usar efeitos para cada um dos canais


Você pode adicionar efeitos LADSPA, clicando sobre o botão FX no canto inferior direito deste mixer, isto irá abrir a janela abaixo:


Um total de quatro efeitos podem ser adicionados a cada instrumento. Estes são adicionadas clicando no botão Edit e selecionando um efeito que você gosta. O nível de ação do efeito pode ser diferente em cada instrumento, utilizando os quatro botões (redondos hehehe) encontrado acima de cada volume Fader sobre o mixer. Está anotando aí o numero de possibilidades?? Hehehe, mas ainda tem mais

A Barra de Comandos

Ela permite que você quer reproduzir um padrão ou toda a canção. O tempo é mostrado como grandes números, que representam os batimentos por minuto. Este tempo pode ser alterado através da selecção de + e - botões encontrada próxima a ele ou clicando duas vezes sobre os números. Esta barra serve pra você escutar sua canção...


O Editor Instrumento

Esta janela não é muito importante para fazer uma música, mas pode ser usada para editar os sons de cada peça. Pode também através do botão "Randon Pitch" tocar as peças (como o próprio nome sugere) com pitchs aleatórios. Usado na medida certa este controle pode fazer sua bateria soar mais real ainda, uma vez que uma batida em alguma peça, dificilmente será parecida com a outra.


PS. Definições tiradas do site oficial numa tradução livre e ainda cheia de pitacos meus... por preguiça peguei as imagens na net mesmo(exceto a primeira)... que feio...



Leia mais!

Distorções para guitarra no JACK Rack

E ae gente... Layout novo... hehehe. Bom, muitas distros linux indicadas para audio vem com uma poderosa ferramenta, para suas apresentações ao vivo até pra gravações, essa ferramenta é o JACK RACK. Se não vem instalado deve ter nos repositórios de sua distribuição. Bom, aqui eu uso o ubuntu studio 8.4 e nele esta ferramenta vem como padrão. O JACK Rack nada mais é que um "host" que roda LADSPA's. Sua aplicação pode ser muito ampla, mas hoje vou me ater apenas a como fazer uma boa distorção para sua guitarra. Muita gente com quem falo virtualmente diz que não pode usar Linux por não ter um simulador de amp de guitarra descente, e por isso usam guitar rigs, amplitubes e afins. Pois bem, hoje vou mostrar que não só temos simuladores com a mesma qualidade, como também no linux temos liberdade total para criar efeitos únicos. Vamos lá:


PRÉ ENTENDIMENTO

Vamos começar sabendo como funciona um set de guitarristas real. A guitarra é ligada aos efeitos, que passam por um pré amplificador, e em seguida pelo amplificador própriamente dito, e culmina nos alto falantes. No nosso caso virtual no linux não é nenhum pouco diferente.
Esta ordem seria a "receita" de uma guitarra que soe legal com distorções e efeitos.

JACK Rack

Suponhando que você queria gravar sua guitarra distorcida em uma música, o primeiro passo é abrir o JACK, em seguida o JACK Rack e depois o ARDOUR. Então é só conectar:

Placa de captura (system) > in do JACK Rack
outs do JACK Rack > in da faixa em que você vai gravar no ARDOUR
outs do JACK Rack > nos playbacks de sua placa (system)

Feitas essas ligações no conect do seu jack podemos montar o nosso Set para guitarra.

EFEITOS

Agora no JACK Rack você clica em "Adicionar" e escolhe os efeitos que quiser. Em nosso exemplo vou colocar como efeitos um noise gate (que corta os ruidos da guitarra enquanto ela não é tocada) e um fast overdrive (distorção rápida e leve). Então primeiro:
[Adiconar>Amplitude> Dynamics> Gate]
e em seguida
[Adiconar>Amplitude>Distortions>FastOverdrive].
Pronto, já temos nossos efeitos.

SET DO AMPLIFICADOR

Lembre-se da "regra" pré>amplificador>falantes é isso que vamos fazer agora.

Bom, a imagem acima mostra direitinho o que estou usando no exemplo. Todos os simuladores sairam do submenu SIMULATORS. Ali estão Pré amplificador (C*PREAMP TUBE EMULATOR) os controles de tonalidade presentes em qualquer combo de guitarra (C* TONE STACK), o amplificador própriamente dito (C*AMP III) e os alto falantes (C*CABINET II) . Note que você pode simular diferentes tipos de amps e falantes (no menu MODEL) que interferem diretamente no tipo de som produzido. Teste todos, brinque com as "regulagens " e sinta todo o potencial dos simuladores LADSPA.

PROCESSAMENTOS POSTERIORES??

Sim, você pode usar ainda depois do alto-falante efeitos (como reverbs por exemplo) e processamentos (equalizadores) e dar uma colorida maior ao seu som, tornando o timbre da sua guitarra único. Experimente...

Espero ter ajudado, até a próxima pessoal...
Não deixem de entrar na comunidade do blog no orkut, o link tá aí do lado no leia também...

Ps. Para ver imagens grandes é só clicar nela...


Leia mais!

Qsynth / Fluid Synth

Opa galera beleza? Bom, o assunto hoje é o poderoso sfplayer Qsynth. Caso você não esteja muito familiarizado, um sfplayer roda soundfonts, então é lógico que para rodar sf2 no linux você irá usá-lo. Li em fontes não muito confiáveis que o Qsynth é a interface gráfica do Fluid Synth, ou seja, que os dois são a mesma coisa. Mas não posso dar certeza disto. Eita confusão. Mas então, pela internet podemos encontrar muitos sf2 gratuitos, uns maravilhosos e outros terríveis. Garimpar bons timbres na internet sempre é um porre. Mas isso é outro papo.

Para rodar o Qsynth devemos primeiro abrir ninguém mais ninguém menos que ele O JACK, logo em seguida abrimos o Qsynth e conectamos nossa entrada MIDI nele (via menu conect do jack, aba ALSA), conforme figura abaixo:


Agora no Qsynth clique SETUP e na aba Soundfont carregue os arquivos que você irá usar.



Se o seu controlador, não for bem um controlador e for como meu teclado MIDI você deverá ainda escolher o canal de entrada que vai reproduzir os sons aqui dá no 16. Clica em CHANNELS e carregue o soundfont no canal desejado (talvez depois dessa você tenha que reconectar o Qsynth a sua placa MIDI no JACK)


Prontinho, agora é só fazer seu som numa boa...

DICA IMPORTANTÍSSIMA

Ontem conversando com meu amigo Renato da banda R7Rock chegamos a conclusão de que o Qsynth desafina completamente as sf2 caso esteja mal configurado. Então vamos configurá-lo, rapidamente, para isto basta deixar o Qsynth com as mesmas configurações do Jack, veja aí em baixo:



Isto mesmo, SETUP e em seguida na aba AUDIO você copia a configuração do JACK (setup aba setings). Simples ?

Espero ter ajudado

Valeu

PS. vou verificar essa do Qsynth e o Fluid Synth serem o mesmo cara... hehehe

Leia mais!

Tour Linux Studio BR

Opa galera, beleza? Esta é uma pequena Tour que vou fazer apenas para mostrar para vocês um pouco dos programas de audio para linux e suas funcionalidades. Não será definitivo, mas será sobre os programas que trataremos mais a frente. Vamos nessa?

MUSE

Ótimo sequenciador de audio/midi, e segundo o site oficial Muse pretende ser um estúdio virtual completo multitrack para Linux, é publicado sob a GNU General Public License. Muse tem entre outras características:

Seqüenciamento MIDI
Gravação / Reprodução / Importação
Filtros de Entrada
Seqüenciamento de Audio
Gravar / Reproduzir entradas mono e stereo bem como saídas.
Suporta grupos de Audio
LASH
Executa efeitos de audio em tempo real
Jack - jack-audio-connection-kit
Utiliza o conector JACK para encaminhar audio/midi.
Roteamento Interno de interface de audio
ALSA - com base no Linux Advanced Sound Architecture



LMMS


LMMS é uma alternativa comercial multi-plataforma (totalmente grátis) para programas como FL Studio ®, que lhe permitem produzir música com o seu computador. Isso inclui a criação de melodias e batidas, a síntese e a mistura de sons, e arranjos de amostras. Você pode se divertir com o seu teclado MIDI, e muito mais, tudo em uma interface amigável e moderna interface.

Recursos

Song-Editor para compor músicas
Um Beat+Bassline-Editor para a criação de batidas e linhas de baixo
Piano-Roll descomplicado para a edição e criação de melodias
FX Mixer com 64 canais que permitem possibilidades ilimitadas de mixagem
Muitos efeitos poderosos para instrumentos
Faixa de automatização
Compatível com muitas fontes sonoras, como SoundFont2, VST (i), LADSPA, GUS Patches, e pleno apoio MIDI
Importação de MIDI e FLP (Fruityloops ® Project) arquivos



ROSEGARDEN


Rosegarden é um bem-estruturado sequenciador de áudio e MIDI, editor pontuação, e para fins gerais composição musical e ambiente de edição.

É atrativo e fácil de entender, ideal para compositores, músicos, estudantes música, e para estúdios de todos os portes. O programa suporta vários elementos Linux da música moderna, como o Jack, todos os plugins LADSPA e DSSI e características avançadas do ALSA MIDI sistema como multiplexagem I / O e sincronia com os programas externos e dispositivos via MIDI Clock, MIDI Machine Control (MMC), e MIDI Time Code (MTC). Rosegarden também pode atuar como o JACK sendo mestre ou escravo.

Ele é utilizado por notação baseado em compositores como principal composição interface gráfica e, como um front-end para a produção de notas destinadas à produção de uma variedade de alvos. A partitura pode ser salva como um PostScript ou PDF e impressos diretamente do Rosegarden. Dados MIDI também pode ser exportado como arquivo MIDI. E muito mais...

ARDOUR


Ardour é um software de edição de áudio. Atualmente é suportado nas plataformas Linux, FreeBSD, Solaris e MAC. Seu primeiro autor foi Paul Davis, também responsável pelo JACK. O objetivo do Ardour é possibilitar a edição de áudio digital profissional. O Ardour suporta áudio digital em taxas de amostra arbitrárias, até o limite da capacidade do hardware, bem como a entrada e saída de diferentes formatos de arquivos.Ardour oferece algumas variações notáveis nas funções habituais de edição de áudio. Fades, por exemplo, são aplicados em tempo real à medida que são modificados. Vários modelos diferentes de camadas de região também são suportados. Ele ainda permite desfazer/refazer instantaneamente e a facilidade de armazenar versões interessantes ou úteis de uma sessão. Alguns utilizam o Ardour como um ambiente de masterização de áudio. Sua integração total com o JACK torna possível a utilização de ferramentas de masterização como o JAMIN para processar dados de áudio. O Ardour pode também exportar arquivos TOC e CUE, que permitem a criação de arquivos para CDs.

HYDROGEN

Junto com o Ardour e o Rosegarden forma a Santíssia Trindade do Audio no Linux. É um editor de bateria avançado e gratuitoque é capaz de deixar muitos concorrentes pagos passando vergonha. com uma interface 100% simples enxuta e amigável é capaz de realizar trabalhos profissionais em audio.

Geral

Facil, modular, rápida e intuitiva interface gráfica baseada em QT 3.
Amostras com base em áudio stereo, com a importação de amostras de som em Wav, Au, Aiff .
Suporte de amostras em FLAC.



Sequenciador e Mixer

Editor de padrões, com número ilimitado de padrões e capacidade de cadeia padrões em uma canção.
Até 64 níveis individuais por evento e comprimento variável padrão.
32 faixas de instrumento com o volume, mute, solo, pan capacidades.
Suporte a multicamadas (até 16 amostras para cada instrumento).
Capacidade de importação / exportação.
Três funções de humanização, incluindo swing.
Toca multiplos padrões ao mesmo tempo.


e Mais
JACK, ALSA, PortAudio and OSS audio drivers.
Entradas ALSA MIDI e PortMidi por canal (1 .. 16, ALL).
Importação / exportação de drumkits.
Exportação canção para wav.
Exportação canção para midi.



Em breve vamos saber mais destes programas...

PS. Nem todos os textos contidos nesta postagem são 100% meus...

Leia mais!

Afinador digital (FMIT)

O bom de se trabalhar no Linux é isso sempre se tem muitas opções para a mesma tarefa. Para afinar seu instrumento antes da gravação existem várias aplicações, como o Lingot, GtkGuiTune, Fmit entre outros. Eu hoje vou falar do que eu mais gosto o fmit. Para mim ele é o mais versátil uma vez que consegui afinar diversos instrumentos com este soft. antes de abrí-lo devemos abrir o Jack e depois contectar a placa de captura de audio no fmit, suponho que você já saiba fazer isso, mas se não souber, faça a ligação que está na figura abaixo.


Bem, feito isso basta abrir o fmit, ativar a captação (no icone com duas barrinhas verdes paralelas) e afinar seu instrumento.


O que mais me admirou neste afinador é a precisão da sua captação, é simplesmente absurda! Eu nunca vi outro com tamanha precisão, ela chega até a incomodar (porque o ponteiro não para nunca hehehe). Mas se a precisão lhe incomodar, vou dar uma dica, entre nas opções do afinador (icone com as chavinhas) e use a configuração abaixo na aba Sound Analysis:


E não esqueça de salvar as alterações (no icone do disquete) depois de configurar.
Isso ae, espero ter ajudado

PS. Agora não tem mais desculpa pra tocar com guitarra desafinada, hehe

Leia mais!

Meus LADSPA's favoritos

Olá galera, a primeira postagem dos é sempre meia perdida ?
Aqui não será muito diferente. Bem, hoje quero falar pra vocês dos meus plugins LADSPA's preferidos. Estou usando o ubuntu studio 8.4, mas qualquer distro destinada a áudio que se preze vem com eles "embutidos". Pois bem, o número de LADSPA's existentes é um exagero, são mais de 300 oficiais, isso faz que tenhamos muitíssimas opções ao trabalhar áudio com Linux, e por outro lado gera um pouco de confusão. Hoje vou falar dos mais úteis pra mim e espero que possa ajudar vocês a escolherem os seus mais úteis. Vamos nessa:

EQUALIZADORES

São importantes, por que podem variar individualmente o ganho de diversas frequências

Multiband EQ (por Steve Harris)
Este é bem profissional. Um equalizador de 15 bandas (50 Hz - 20 kHz). Cada banda pode ser aumentada para 30 dB e diminuiu para -70 dB.


TAP Equalizer -BW (por Tom Szilagyi)
Talvez o mais versátil EQ pra linux. Tem 8 bandas de frequência flutuante
. Isso significa que você pode selecionar a frequência que pretende aumentar / diminuir e, em seguida, alterar o ganho. A banda (normalmente referido como Q) determina quanto as frequências ao redor da escolhida são afetadas ou seja, largura da banda.


REVERBS

A "veracidade" do som gravado pode ser associado a uma boa "sala" e sua reverberação. Caso você não saiba o reverb simula quartos, salas, estúdios, reflexões sonoras e ecos, e usado na medida certa pode ser um grande aliado na sua produção.

Plate Reverb (por Steve Harris)
Neste plugin o "Damping" determina quanto de suas freqüências mais altas são incluídos na reverberação, e o "Reverb Time" indica o tempo de ação. Com poucos ajustes podemos chegar a bons resultados. Ele é ideal para trabalhos rápidos e simples.

TAP Reverberator (por Tom Szilagyi)
Este é bem mais sofisticado
. Nele você pode inclusive definir o tipo de reverberação. O padrão Afterburn não soa legal na maioria das vezes. o lance é usar Hall, Plate, ou até Room dependendo da aplicação.


COMPRESSOR

Em resumo os compressores dão ganho quando o volume está baixo ou tira ganho quando o volume está alto, deixando a gravação em um padrão sonoro (pelo menos teoricamente).

SC4 e SC4 mono
São imbátiveis SC4 para faixas stereo e SC4 mono para faixas mono (uhauahuahua capaz ?) Tem tudo o que um compressor profissional precisa, bem como o fantástico Gain Reduction que mostra quando o compressor está atuando e quanto está sendo comprimido. Os faders podem parecer complicados se você nunca tiver usado um compressor. Sugiro que pesquise para que serve cada um deles, afinal usam nomes e funcionalidades padrão.

Isso aí, espero que estas dicas possam ser úteis para alguém.

Valeu

PS. Provávelmente o Steve Harris que criou alguns dos plugins mencionados acima não toque no Iron Maiden.
Leia mais!

Studio Linux BR?

Olá galera!
Eu sou o Ninja, e este é um blog relacionado a gravação e edição de audio usando programas opensource e freeware em plataforma Linux. Espero que curtam! Não deixem de conhecer meu trabalho musical no site www.ninjamusic.com.br